Ecoturismo
O ecoturismo diferencia-sedo que chamamos de “turismo de massa”, pois enquanto o segundo tem seus objetivos voltados para otimização do lucro através da atração do maior número possível de turistas, o primeiro visa à obtenção de melhores resultados. No ecoturismo o aporte de turistas pode até mesmo ser limitado com o intuito de evitar ou minimizar os impactos sobre o ecossistema do local visitado, o que não seria viável para o turismo de massa.
O ecoturismo vem se desenvolvendo rapidamente na região Centro-Oeste do Brasil, atraindo visitantes de várias partes do mundo. Uma das regiões mais conhecidas é a Chapada dos Guimarães que fica localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
É um polo muito importante para essa região, foi criado em Em abril de 1989 o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, “com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas ali existentes, assegurando a preservação de seus recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para uso pelo público, educação, pesquisa científica e também contribuindo para preservação de sítios arqueológicos existentes na área”
O relevo da região apresenta formações rochosas, com altitudes médias de trezentos metros, bastante irregulares e a variabilidade microclimática propicia características particulares à região.Em seus paredões de rochas basalto – areníticas, oriundas do período paleonesozóico e pré-cambriano, encontra-se grande número de sítios arqueológicos, com pinturas e gravações rupestres de valor histórico e