Ecoturismo
APA – Área de Proteção Ambiental
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo
MMA – Ministério do Meio Ambiente
OMT – Organização Mundial do Turismo
ONG – Organização Não Governamental
PN – Parque Nacional
PNMA – Programa Nacional do Meio Ambiente
UC – Unidade de Conservação
CAPÍTULO I – ECOTURISMO
1.1 ORIGEM
O Ecoturismo cresceu em decorrência da insatisfação com as formas convencionais de turismo, que por privilegiar fatores econômicos e de bem estar do Homem esqueceram-se de elementos sociais e ecológicos.
Este segmento do Turismo é fruto também da contemplação das belezas naturais, e isto ocorre há muito tempo ao longo da história do Homem, como por exemplo, as caminhadas de longo percurso com a busca por novos conhecimentos e lugares, as expedições a várias regiões, e ainda as peregrinações por trilhas sagradas e áreas intocadas das culturas de povos antigos.
Desde a antiguidade, até meados do século XX, era clara a busca por conhecimento cultural, com interesses naturais e sociais.
Contudo, o marco do Ecoturismo foi dado pelas Nações Unidas, através de seu órgão que cuida especificamente do Turismo, a Organização Mundial de Turismo ( OMT), que estabeleceram o ano de 2002 como o Ano Internacional do Ecoturismo. Foi o reconhecimento da importância econômica que o Ecoturismo adquiriu mundialmente.
O objetivo da OMT foi também dar um maior enfoque dos governos e das comunidades internacionais das potencialidades deste segmento, e alertar que ele também pode gerar impactos naturais, sejam positivos ou negativos.
Em 2002 ficou definitivamente afirmada a terminologia “Ecoturismo”.
1.2 CONCEITO DE ECOTURISMO
Em que pese Ter havido muita discussão doutrinária para a conceituação do Ecoturismo, foi possível encontrar uma forma de definí-lo englobando todos os seus elementos. Isto foi feito pelo autor David A. Fennell1, que assim se manifestou:
O ecoturismo é uma forma