ecoturismo
Giancarlo Philippi Zacchi
1 Princípios Éticos no Gerenciamento da Atividade Turística
A proteção integral e a manutenção dos ecossistemas livres de alteração causados por interferência humana, criaram a necessidade de se desenvolver o conceito de desenvolvimento sustentável. A natureza ganha neste sentido um pacote de princípios quefomenta o uso inteligente com a possibilidade de aliar-se outras atividades dentro desses biomas. Esta estratégia vem até hoje, criando políticas em função de conseqüências de crises financeiras, repercutindo drasticamente sobre a utilização das reais necessidades de investimentos.
A ética do uso, representada pelo movimento antropocêntrico, fundamentação de valor ocidental, que estabelece valores para o desenvolvimento de uma racionalidade produtiva, sem preocupar-se com as questões dos processos ecológicos, e que atribui ao serhumano uma posição de centralidade em relação a todo universo, e que atrai para si o movimento da realidade, perdura ainda nos dias atuais, tendo como valor instrumental o uso da natureza como forma de manutenção da necessidade humana. É como se a natureza estivesse ali para ser extraída sem princípios e normas de relacionamento. A moralidade antropocêntrica passa a argumentar a noção de uso para as necessidades únicas do homem no que tange a sobrevivência e permanência dele no espaço, não havendo, na natureza e na cultura, valor contabilizável dentro da racionalidade econômica vigente. Não há neste sentido uma harmonia entre a humanidade e a natureza. Esta base de relacionamento vem calcada após a crise financeira mundial, onde a interdependência econômica e ecológica torna-se evidente.
E é com base neste princípio que os impactos ambientais se configuram colocando em cheque o desenvolvimento ambiental. A resolução CONAMA – 001, de 23 de janeiro de 1986, define impacto ambiental como sendo:
[...] qualquer alteração das propriedades físicas,