SEXISMO
• Formas de comportamento e ideologias nas quais são atribuídas determinadas disposições e capacidades a indivíduos ou grupos simplesmente por causa do sexo a que pertencem. Trata-se de uma forma de discriminação, que conduz à subalternização, à marginalização ou mesmo à exclusão de pessoas ou grupos com base no seu sexo. Resulta, no fundo, da tendência para estabelecer estereótipos pretensamente fundamentados na Biologia, reflete a forma como o poder é distribuído e quais os grupos com acesso ao discurso definidor de identidades. •
•
•
•
•
•
Marca espanhola foi obrigada a retirar das lojas dois modelos de 'bodies' para bebés, devido às mensagens escritas nas peças de roupa.
Não é a primeira vez que acontece: em agosto do ano passado, a Zara viu-se obrigada a retirar do mercado uma t-shirt de criança por ser parecida com o uniforme dos judeus em campos de concentração. A história repete-se agora, também na secção de roupa infantil.
Segundo o El País, a marca espanhola estava a comercializar dois 'packs' iguais de roupa interior, para menino e para menina, cujos 'bodies' tinham escritas frases diferentes consoante o sexo. No modelo para menino, a mensagem era Cool and Clever, It's what mummy said - em português, "fixe e inteligente, é o que a mamã disse". Já no modelo para menina, a frase escolhida foi Pretty and Perfect, It's what daddy said, ou seja, "bonita e perfeita, é o que o papá disse".
Os 'bodies' eram comercializados juntamente com mais quatro peças de roupa interior, em cores distintas azul para menino, rosa para menina - decoradas com bigodes, no caso do modelo masculino, e coroas no modelo feminino.
A denúncia do abuso do estereótipo foi feita pelo Observatório Andaluz da Publicidade Não Sexista. A organização espanhola apontou nas redes sociais mais um "claro exemplo de sexismo no mundo infantil", em que a menina tem de ser bonita e o menino representa a "inteligência".
A Zara não fez qualquer declaração a respeito das