Sexismo para Crianças
A animação é uma técnica de criar ilusão de movimento a partir de fotogramas que antecede o cinema live-action. Isso por si só já seria argumento suficiente para classificarmos o live-action como um gênero da animação. Apesar disso, sabemos bem que o inverso é que foi assumido: A animação é um gênero audiovisual. Assim sendo, qualquer discussão que envolva o Cinema de Animação é antecedida por uma separação temática para que o debate seja mais incisivo. Esse será nosso primeiro passo aqui nesse artigo.
Tanto a animação como o live-action se dividem em dois grandes blocos por questões culturais indiscutíveis. São eles produções orientais e ocidentais. Aqui teremos como objetivo discorrer sobre a parte ocidental da animação.
Tangente à ideia errônea de animação como gênero do cinema, traçaremos o grande divisor: a segregação das animações entre infantis e adultas. Muitas vezes os filmes de animação são prontamente taxados de filmes para crianças. Sem dúvidas, grande parte dos filmes e séries comerciais em animação são dirigidos ao público infantil e por isso esse tipo de produção se revelou uma indústria muito lucrativa. Um bom exemplo são os Estúdios Disney.
Tomaremos aqui como objeto de estudo a animação ocidental infantil dos Estúdios Disney, traçaremos três paralelos que grosso modo chamaremos de “Gêneros Cinematográfios da Animação Infantil”. São eles:
As aventuras, Os Contos de Fadas e as fábulas .
As aventuras geralmente lidam com um herói lutando contra um ou vários vilões maquiavélicos e cruéis. Podem também envolver veículos automotores dos mais diversos, robôs e ciborgues, armas brancas e de fogo, terras nunca antes exploradas/cidades/selvas/pântanos/desertos perigosos e, algumas vezes, uma donzela em perigo.
Os contos de fadas exploram o universo de belas moças, meigas e prendadas como toda menina sonha em ser (ou deveria sonhar em ser). Elas cantam, dançam, por vezes limpam a casa e fazem suas próprias roupas enquanto