Sexismo
• Sexismo é a discriminação ou tratamento indigno a um determinado gênero, ou ainda a determinada identidade sexual.
• A palavra sexismo se formou no contexto do feminismo na década de
1960, para se referir as relações sociais estabelecidas na crença da superioridade de um sexo e a subordinação e discriminação do outro. O sexismo é objeto de estudo no campo da linguística, psicologia, sociologia e antropologia.
• Existem duas assunções diferentes sobre as quais se assenta o sexismo: Um sexo é superior ao outro. Mulher e homem são profundamente diferentes (mesmo além de diferenças biológicas), e essas diferenças devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem.
• Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia (ódio às mulheres).
Preconceito religioso
O que é?
• O preconceito religioso é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças ou crenças religiosas de outrem
• Pode constituir uma intolerância ideológica ou política. Pode resultar em perseguição religiosa e ambas têm sido comuns através da história.
A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra. Floresce devido à ausência de tolerância religiosa, liberdade de religião e pluralismo religioso. • Perseguição, neste contexto, pode referir-se a prisões ilegais, espancamentos, torturas, execução injustificada, negação de benefícios e de direitos e liberdades civis. Pode também implicar em confisco de bens e destruição de propriedades, ou incitamento ao ódio, entre outras
coisas.