ATPS 3 semestre
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
São Paulo - 2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Trabalho apresentado como exigência da disciplina de Estrutura e Organização da Educação Brasileira, ATPS 1º Etapa, 3º semestre do curso Geografia, ANHANGUERA - Unidade Morumbi. Orientador: Profª. Renata Marcílio Cândido.
São Paulo - 2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
São Paulo - 2013
Introdução
A estrutura do sistema de ensino no Brasil, o processo constitucional de 1988, gerou mudanças significativas na politica educacional no pais, tais mudanças ocorreram devido a desordem econômica, social e politica da época, os conflitos gerados entre organizações governamentais e não governamental levou a necessidade de criação e alterações em leis e que buscassem a aproximação da realidade e o exercício da cidadania.
Esta atividade tem como finalidade a análise do estudo da organização da educação brasileira, dando ênfases a estrutura organizacional da educação básica e educação superior, de acordo com a constituição federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da educação Brasileira (LDB) 9394/96 e o Estatuto da criança e do Adolecente, Analisando as responsabilidades de cada sistema e as problematizações dos níveis de ensino no Brasil. A LDB/96 apresenta três modalidades de educação.
Estrutura do Sistema de Ensino Brasileiro
A educação escolar no Brasil está organizada em níveis são eles: educação básica e educação superior.
A estrutura atual que regulamenta o funcionamento da educação brasileira decorre da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), que, são vinculadas às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas Emendas Constitucionais que estão em vigor, Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os