Atividade FUNDAMENTOS HIST RICOS E FILOS FICOS DA EDUCA O 2
História – Afonso Cláudio
JUCELIO SILVERIO MIRANDA
NAYARA MORAES CAMPOS
SUELEM SIMÃO ALVES CELANTE
Educar se torna a forma mais plausível de se transformar uma realidade, mas também de transformar internamente um indivíduo, e fazer com que o mundo lhe faça sentido. Dessa forma, é fundamental atrair pessoas para serem educadas e receberem a cada dia camadas de tintas, como destaca Nunes (2010).
Garantir uma educação pública de qualidade e possibilitando ao estudante universalização do acesso e permitindo sua permanência no ensino são objetivos da Secretaria de Educação de Vila Velha que desenvolve papel importante no contexto municipal para educação da cidade canela verde (SEMEDVV, s.d.)
Para que estes objetivos sejam alcançados o município disponibiliza atualmente 95 escolas, sendo 34 delas destinadas ao ensino infantil e 61 ao ensino fundamental, além dos mais de 3,5 mil profissionais para atender mais de 50 mil estudantes (SEMEDVV, s.d.).
Dados disponibilizados via telefone da Secretaria de Educação de Vila Velha mostram que a cidade tem atualmente 10.984 estudantes matriculados na Educação Infantil e 38.681 estudantes matriculados no Ensino Fundamental. Mas, no ano de 2013, 514 estudantes evadiram da escola geralmente por motivos de trabalho, ajuda à família, ou até mesmo desinteresse pelos estudos.
O gráfico a seguir mostra um percentual de razões para evasão escolar, esta pesquisa de mestrado foi realizada no município de Vila Velha com 100 (cem) estudantes da modalidade EJA e a pesquisa mostrou que 55% não abandonaram a escola, mas que foram transferidos para a EJA por já terem completado 15 anos ou mais de idade. Neste caso, a maioria são os estudantes mais jovens que foram transferidos do ensino regular para a EJA. Contudo, 20% dos estudantes tiveram que abandonar seus estudos anteriormente para trabalhar porque tinham que ajudar a família, outros porque tiveram filhos e iam constituir família, 12%