ESTRUTURA DO TELHADO
Conjunto formado pelas estruturas principal e secundária.
1 – Platibanda: designa uma faixa horizontal (muro ou grade) que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado. Podendo ser utilizado em diversos tipos de construção. Tornou-se num ornamento característico durante o estilo gótico;
2 – Cobre - muro:
3 – Empena: Paredes laterais de um edifício, sem aberturas (janelas ou portas), estas paredes estão preparadas a receber outro edifício encostado. Parede cega de um edifício que habitualmente é de encosto para outro edifício.
4 – Rufo: Elemento, geralmente metálico, cuja função é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.
5 – Clarabóia: Abertura envidraçada situada num telhado, para iluminação deste, ou de uma caixa de escadas.
6 – Cumeeira: Representa a parte mais elevada de uma cobertura, linha de separação das águas de um telhado, telha que cobre a fileira.
7 – Rincão: Termo que define a linha de intercepção de duas águas de um telhado que se encontram num ângulo exterior.
8 – Ventilação do Esgoto: A Ventilação dos Ramais de Esgoto é necessária para a eliminação dos gases oriundos da rede e tambem equilibrar as eventuais pressões negativas que ocorrem durante o escoamento e assim manter o selo hídrico das caixas siofnadas. O Ramal de Ventilação deve ser instalado a partir de uma conexão a 90º com a derivação voltada para cima e assim evitar afogamentos ou obstruções, deve também ter Ø>= 75mm e subir pelo menos 30cm acima do telhado da construção.
9 – Espigão: Termo utilizado para definir a cumeeira de um telhado.
10 – Tacaniça: Remate de topo de um telhado de duas águas, formando normalmente um triângulo. Funciona comoum pequena água de um telhado.
11 – Aguá mestra: Termo que define a vertente de um telhado que desagua sobre a