estrut organizacionais
Na Administração existem três tipos: Funcional, Divisional e Matricial.
Segundo Sobral & Peci (2008)1, a maioria das organizações começa utilizando uma estrutura funcional. Na medida em que se desenvolvem e aumentam a complexidade de produtos, serviços e mercados, existe uma tendência de reestruturação para uma forma divisional (ou geográfica se houver uma expansão territorial). Por fim, se a atuação exigir foco em mais de uma dimensão, como produto e geografia, pode-se adotar a forma matricial.
Para que as organizações consigam atender suas necessidades tanto internas como externas elas se impõe em uma Estrutura Organizacional. Partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização e conhecimento, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.
As organizações podem ter problemas quanto à escolha de determinados tipos de departamentalização(estrutura), por isso toda organização deve analisar os tipos de estruturas para conseguir melhor adaptação.
ESTRUTURA FUNCIONAL
A estrutura funcional é resultado de critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional - Marketing, finanças, recursos humanos, operações, entre outros.(SOBRAL & PECI, 2013).
O critério funcional parte do principio de que a organização faz divisão de funções de acordo com a especialidade.
Cada setor utiliza equipes com conhecimento, habilidades e tarefas similares. A Estrutura Funcional está presente em todas as organizações, não sendo necessariamente iguais em todas. Ela é definida de acordo as regras determinada pela empresa.
As atividades organizacionais são coordenadas verticalmente por meio de supervisão hierárquica... (SOBRAL & PECI, 2013).Ou seja, o administrador geral é responsável por um todo, incluindo os resultados das tarefas realizadas por seus funcionários.
Vantagens da