269 SEGET
Resumo: Este trabalho objetivou identificar como se dá atualmente a troca de informações e conhecimento entre elos de duas cadeias de suprimentos brasileiras: autopeças reposição e alumínio extrudado para construção civil. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, em que foram realizadas 15 entrevistas com profissionais dos diferentes elos. Observou-se que a cadeia de alumínio realiza mais troca de conhecimento do que a de autopeças. Na cadeia de autopeças predomina a troca de informações sobre necessidades de mercado, enquanto que na de alumínio predomina a transferência de informações técnicas relativas a produto. Há equilíbrio na utilização de meios estruturados e não estruturados para transferência de informações.
Palavras chave: Transferência de conhecimento, Cadeia de suprimentos, Gestão do conhecimento. Abstract: This study´s objective was identify how ties of two Brazilians supply chains exchange information and knowledge: autoparts aftermarket and aluminium for civil construction. It was a qualitative exploratory research, in which we made 15 interviews with workers from the different ties. We found that there is more knowledge exchange in aluminium chain than in autoparts. In autoparts chain predominate information exchange about market necessities, while in aluminium chain predominate technical information transfer about product. There is balance in channels used for transference – structured and no structured.
1. Introdução
Uma questão fundamental ligada à pesquisa em estratégia é identificar o porquê das empresas terem performances diferentes. Para responder esta questão pesquisadores frequentemente trataram empresas como entidades autônomas. A pesquisa em estratégia normalmente não observou as diferenças de lucratividade decorrentes da participação de empresas em redes