Que é história? Carr
Trabalho referente à disciplina de
Introdução aos Estudos Históricos do 1° período do Curso de História da Universidade Estadual do Rio de janeiro
UERJ
Introdução/prefácio à segunda edição – pág.11 à 14
De acordo com a obra do autor no momento em que o livro “que é historia?” estava sendo redigido o mundo passava por um período intermediário entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o inicio da Guerra fria, era uma época de conflitos, com o fim de duas grandes guerras o mundo se transformará um lugar conturbado e ameaçador. Todavía uma grande crise esperada como sequela das guerras não aconteceu e os intercâmbios comerciais se expandiram por todo o mundo. Porém anos mais tarde a guerra fria começou com uma ameaça da redobrada a respeito da destruição nuclear que consigo trouxe a uma grande crise econômica que ameaçou grande parte dos países industrializados. O autor ressalta também a descrença da humanidade em um mundo catastrófico e, por mais que ocorra um aparente descrédito com relação ao futuro, este jamais é suficientemente levado a sério a ponto de alterar qualquer expectativa as pessoas continuam fazendo planos para o futuro, o que inclui filhos, e participando ativamente de atividades descontraídas planejadas inclusive a longos prazos.
Capitulo I – O historiador e seus fatos
Para responder a pergunta que é o titulo de sua obra “que é historia?” e introduzir o tema o autor trabalha com citações de dois renomados historiadores, Acton e Sir George Clark. Onde o historiador Acton em seu relato demostra possuir uma postura positivista, aparente no seguinte trecho:
“É uma oportunidade única de registrar, de maneia mias útil para o maior número, a abundância de conhecimento para o século XIX está em vias de legar... Pela divisão criteriosa