O que é história? Visão de Carr e Paul Veyne
Instituto de Ciências Humanas – IH
Departamento de História
Disciplina de Introdução ao Estudo da História – IEH
O que é história? A visão de dois autores distintos sobre história, o que são fatos históricos e de como o historiador seleciona os fatos.
Brasília
Novembro/2013
Introdução
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo relacionar a visão de dois autores diferentes sobre o conceito de história, conceitos esses que são muito vastos. A escolha desse tema como análise ajuda também a mostrar como a história tem visões diferentes, pois para muitos a história é algo que só estuda o passado, algo comprovado e irrefutável. A partir de uma comparação entre os autores, pode-se concluir que a história não tem somente o passado e a evolução do homem como objeto de estudo, além disso, a história pode se aproximar da ficção de acordo com a visão de alguns autores. Outro fato importante é a origem das fontes, pois a história é uma relação entre o historiador e o que ele considera fato, a partir disso podem ser feitas várias relações, do historiador com os fatos, da visão dele sobre os fatos, o motivo pelo qual ele definiu certos acontecimentos como fatos históricos, entre outras. São essas as relações que o trabalho a seguir pretende tratar.
2Desenvolvimento
O que é história? Segundo Carr (1982, p. 29): “[...] ela se constitui de um processo contínuo de interação entre o historiador e seus fatos, um diálogo interminável entre o presente e o passado”. Ou seja, o historiador que decide o que são fatos importantes ou não, ele seleciona a partir da verificação desses fatos. Carr (1982, p. 15) diz: “O historiador é necessariamente um selecionador”. A história então