Análise do livro: o que é a história, e. h. carr
QUE É HISTÓRIA? de E.H.Carr Universidade de Brasília, Setembro de 2000, IH - Departamento de História, Disciplina: Introdução ao Estudo da História, Professor: Roberto Baptista Júnior por
Marcus Valerio XR
98/53596
Introdução
Sobre o Prefácio à Segunda Edição
Sobre as ANOTAÇÕES PARA UMA SEGUNDA EDIÇÃO DE QUE É HISTÓRIA
Sobre o capítulo I. O HISTORIADOR E SEUS FATOS
Sobre o capítulo II. A SOCIEDADE E O INDIVÍDUO
Sobre o capítulo III. HISTÓRIA CIÊNCIA E MORALIDADE
Sobre os capítulos IV. A CAUSA NA HISTÓRIA e V. HISTÓRIA COMO PROGRESSO
Sobre o capítulo VI. O ALARGAMENTO DO HORIZONTE e Conclusão
INTRODUÇÃO
Na condição de um Universitário autêntico com amplas ambições acadêmicas e intelectuais, me reservo ao direito de jamais produzir simples resumos ou fichamentos mas sim trabalhos críticos e analíticos. Por isso utilizarei esta tarefa como mais uma oportunidade de desenvolver um exercício de pensamento.
Tive a grata surpresa de reconhecer na obra "Que é História" de E.H.Carr, um dos melhores livros que já li, e é com prazer que pretendo elaborar aqui algumas relações entre o pensamento deste autor e o meu próprio, uma vez que a quase total ausência de discordâncias entre nós tornaria uma aborgadem crítica simples pouco produtiva.
Já na minha adolescência, quando frequentava as aulas de doutrina Espírita Kardecista para jovens, tomei contato com a idéia de uma Evolução Helicoidal. Hoje, sendo um indivíduo desvinculado de qualquer linha de pensamento específica, aperfeiçoei esta idéia e chequei a conclusão que uma "Evolução", Progresso, Crescimento ou seja lá o que for, se dá sempre de forma irregular.
Um retrocesso completo é impossível. Por mais que alguém tenha esquecido todo o conteúdo do que aprendeu em determinada matéria escolar, pelo menos uma impressão sobre o assunto fica, assim sendo, nunca ocorre uma verdadeira "volta a estaca zero". Dessa forma não conseguimos retroceder no sentido absoluto, mas