Fichamento- ciencia do direito
Panorama Histórico
FERRAZ, Tércio Sampaio. Ciencia do Direito. 2 ed. São Paulo:Atlas,2006. p.18-39
No segundo capitulo desta obra, o panorama feito na historia da Ciência do Direito visa mostrar como a ciência se modificou teoricamente em diferentes épocas. Pretendendo abordar aforma que o pensamento jurídico assumiu enquanto ciência.
Palavras-chave : Metologia. Classificação das ciências. Ciências naturais. Ciências Sociais. Reflexividade.
A jurisprudência Romana 2.1 2
“A expressão ciência do direito é relativamente recente tendo sido uma invenção da escola histórica alemã, do século passado. Esta escola, composta sobretudo de juristas professores, empenhou-se, como veremos, em dar à investigação do direito um caráter cientifico.” (p.18)
“Este modo de teorizar o direito, característico do pensamento jurisprudencial romano, se é verdade que se desenvolveu a partir de uma experiência própria, ditado pelo trato com os conflitos e suas soluções, nem por isso deixa de representar uma forma peculiar de ‘ciência’ jurídica. A palavra ciência vem ai entre aspas porque não é empregada no sentido da ciência moderna, mas com o significado mais amplo de saber, saber prático, ao qual, porêm, não falta certo senso de rigor na própria construção de uma terminologia jurídica.” (p.19)
“Este caráter aflorado na jurisprudência romana vai marcar o pensamento cientifico do Direito no correr dos séculos, tornando-se não só um dos traços distintivos, mas também, motivo para inúmeras tentativas de reforma, cujo intuito - bem sucedido ou fracassado – será dar-lhe um caráter de ciência, conforme os modelos da racionalidade matemática.” (p.21)
Análise:
Os Glosadores 2.2 2
“ (...) eles desenvolveram uma técnica especial de abordagem de textos pré-fabricados e aceitos por sua autoridade, caracterizado pela glosa gramatical e filológica, pela exegese ou explicação do sentido, pela concordância, pela distinção. Neste confronto do texto estabelecido e do seu