fichamento historia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM HISÓRIA
FAGNER HENRIQUE SOUSA BENICIO
FICHAMENTO:
QUE É HISTÓRIA?
Fichamento apresentado no curso de História da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Introdução dos Estudos Históricos no 1° período, sob a orientação do professor Társio Roberto Macedo.
Paripiranga
Abril de 2014
REFERÊNCIA:
CARR, Edward Hallet, Que é História? Conferências George Macaulay Trevelyan proferidas por E, H. Carr na Universidade de Cambridge, janeiro-março de 1961; tradução de Lúcia Mauricio de Alvenga, revisão técnica de Maria Yedda Linhares, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3° ed. 1982.
RESUMO:
Edward Hallet Carr nasceu em 1892 e foi educado na Marchant Taylors School, de Londres, e no Trinity College, de Cambridge. Ingressou no Foreign Office em 1916 e, depois de ocupar diversos cargos nesse Ministério, na Inglaterra e no exterior, resignou a todos eles em 1936, tornando-se professor de política internacional na Universidade de Wales (Pais de Gales). Foi editor-assinante do, que é história? que é a obra que estamos trabalhando. No livro que é história? Carr aborda vários fatores que explicam o modo de cada historiador como descrever o que a história seja realmente. Podemos dizer que para que algo seja histórico necessita de fatos, ou seja, o historiador tem que estudar a suposta “história” para em suas análises ele possa afirmar se é ou não, um fato histórico. A história também necessita da sociedade e do individuo, pois ambos necessitam um do outro para que entrelacem e forme “um só”, em questão de um propósito, para que não se torne um individualismo, pois a história não permite isso. Para que algo seja história temos que ter uma visão detalhada do passado, onde especifiquemos o porque de “tal coisa” ser uma história. Um historiador a de ter uma visão detalhada, pois ele sempre terá que de uma certa forma que seja bem clara, passar uma