fichamento de história
André Luis da Silva Abreu
INTRODUÇÃO
Nesta obra estão reunidos sete artigos, onde iram tratar de uma região onde a unidade de conquista e povoamento foi à fazenda de gado, cristalizando-se toda a vida sócio-econômica em derredor de pecuária extensiva a partir dos currais de criação
FICHAMENTO
“Dentre os trabalhos de síntese histórica mais significativa de que dispomos, está em primeiro lugar a ainda insuperada Cronologia Histórica do Estado Piauí, [...]” (p. 15)
“Trabalho exaustivo e sério constitui mananciais de valor substantivo para todas as pesquisas que tenham tal região nordestina como tema” (p. 15)
“Já nos inícios do século XVIII, de passagem pelo Piauí, o ex-governador do Maranhão, João da Maria da Gama, relata sumariamente alguns aspectos [...]” (p. 16-17)
“Para o século XIX, dispomos principalmente de três referências: o Roteiro do Maranhão a Goiás pela Capitania do Piauí, [...]” (p. 17)
“[...]; a Memória relativa às Capitanias do Piauí e Maranhão, [...]” (p. 17)
“[...]; e finalmente, os relatos de viagem de Von Spix & Von Martius, [...]” (p.17)
“Em Portugal, no Arquivo Histórico Ultramarino, além das onze “caixas” (indo de 1705 a 1831) contendo exclusivamente documentação relativa ao Piauí, temos conhecimento ainda de centenas de outros documentos dispersos, quer nas “caixas” da Capitania do Grão-Pará, quer nas do Maranhão, [...]” (p. 17-18)
“Foi exatamente no Arquivo Histórico Ultramarino que tivemos a alegria de encontrar o documento que a seguir vamos transcrever: a DESCRIÇÃO DA CAPITANIA DE SÃO JOSE DO PIAUI.” (p. 18)
“Através da leitura desta sua DESCRIÇÃO podemos concluir que certamente o Dr. Morais devia ser homem culto, pois tanto suas argumentações como seu vocabulário refletem razoável erudição.” (p. 19)
“A DRESCRIÇÃO DA CAPITANIA DE SÃO JOSÉ DO PIAUÍ consta basicamente de duas unidades: