Líder Situacional
PH CCFL), Pearl Harbor, um filme americano de
2001 produzido por Jerry Bruckheimer, dirigido por
Michael Bay, que relata o ataque japonês a base militar norte-americana em Pearl Harbor no dia 7 de dezembro de 1941, colocando definitivamente os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. A liderança situacional tem o estilo determinado pelo nível de desenvolvimento na atividade, e aponta a diferença entre o líder, representado pelo Ben Affleck e o Gerente representado pelo sargento. Características identificadas no trecho do Filme Pearl Harbor. Sendo assim, este tipo de liderança é apontado e moldado pela situação do filme, no momento em que o exército inimigo está pronto para atacar a equipe de Ben Affleck, o personagem toma atitudes que ressaltam que a habilidade de liderar pode ser adquirida, basta colocar um individuo em situações onde a equipe necessite de um líder ou mesmo onde a equipe já tenha um líder e há necessidades de mudanças.
Esta capacidade de adequar-se e adaptar-se ao momento leva a equipe a reagir positivamente frente ao ataque, dando o seu melhor e alcançando os resultados esperados.
A situação impulsionou o ator que através da mudança e transformação da forma de agir fez com que todos identificassem nele um líder a ser seguido
O filme mostra de forma clara que o verdadeiro líder deve inspirar conseguir direcionar e orientar a equipe. Dentre as competências de um líder situacional segue as identificadas no filme:
• Diretividade, pois o líder fornece instruções, acompanha o desenvolvimento destas. Orienta, o personagem mostra a tarefa de forma clara, mesmo em meio à crise, ensinando-os e motivando-os para que executem conforme planeja.
• Delegação, como líder situacional, Ben