A Geografia
Também é uma ciência que integra contribuições de outros campos do saber, como da História, Economia, Antropologia, da Biologia, a Sociologia entre outros e que deve ter uma função central na necessária renovação do ensino, garantindo um espaço específico para o tratamento das questões sociais e ecológicas dentro das escolas, permitindo que os problemas do mundo e dos alunos sejam discutidos na sala de aula.
O trabalho da educação geográfica não é mais de memorização, consiste em levar os cidadãos, a uma consciência crítica e espacial com raciocínio de localizar e estender determinados fatos. Sendo assim, o objeto de estudo da geografia na escola, é o espaço geográfico, entendido como o espaço social, concreto, em movimento dinâmico e possível de sucessivas mudanças, na medida em que a sociedade também se modifica, porém, cada novo tempo não apaga de todo espaço anterior, de maneira que o passado deixa marcas no presente.
A Geografia é importante porque abre espaço para que os problemas reais do mundo sejam discutidos e aprofundados. Esse processo revela um outro aspecto importante dessa disciplina, onde pode englobar abordagens de várias outras matérias. Um bom trabalho provoca a necessidade de pesquisar e discutir questões históricas e científicas, produzir textos de síntese, levantar dados numéricos e usar a matemática em um sem-fim de tipos de análises.
Com a globalização, a geografia conquistou seu lugar, pois a modernização exige pessoas críticas, ativas,