rh construcao civil direitos e deveres
Administração do capital de giro pode ser considerada uma das ferramentas mais importantes para o bom andamento financeiro da empresa, melhor dizendo, para sua saúde financeira.
As organizações que conseguem lidar positivamente com o mesmo, com certeza, têm um diferencial operacional, uma vez que proporcionará melhores condições de compra e venda.
Os administradores, de uma forma geral, têm seus empenhos voltados para a solução de problemas relacionados ao capital de giro, dentre os quais pode-se citar principalmente o gerenciamento de estoques.
Portanto, quando à frente da administração de qualquer organização, tenham à mente a gestão de capital de giro. Muitos esforços podem ser economizados quando feito um acompanhamento permanente do mesmo.
O que é capital de giro
Para que a organização recupere todos os custos e despesas que foram gerados no ciclo operacional obtendo com isso o lucro desejado, o capital de giro passa a ser peça fundamental para a administração financeira.
O capital de giro mostra os recursos que a empresa possui para financiar sua própria atividade sendo constituído pelo ativo circulante. Assim está diretamente associado às origens que a organização necessita para seu crescimento.
O gerenciamento de capital de giro é de grande importância pois, atualmente, as empresas procuram se diferenciar pelas vantagens competitivas, e um bom gerenciamento do capital de giro torna melhor para crescer. Cada centavo que puder ser economizado no capital de giro pode contribuir e muito para uma melhor rentabilidade.
Muitas empresas adotam o capital de giro fixo, que é o montante necessário para que as necessidades operacionais sejam atendidas. Outras, porém, preferem o capital de giro variável, que se altera em determinado período por algum desembolso não previsto ou aumento das vendas, por exemplo. Mas qualquer que seja a forma adotada, a administração financeira deve sempre buscar a forma mais eficiente de gerir os recursos,