Desenvolvimento da Sociologia
Teorias e metodologias
O conceito de desenvolvimento histórico e sua aplicabilidade heurística na Sociologia
AGUIAR, João Valente
Aluno finalista da licenciatura em Sociologia, FLUP joaovalenteaguiar@gmail.com Resumo
Na actual fase de desenvolvimento das Ciências Sociais importa afirmar que o estabelecimento de pontes entre distintos campos disciplinares é um dos caminhos mais produtivos para o seu afinamento.
Nesse campo, a Sociologia não é excepção, pelo que o diálogo que esta ciência pode efectuar com a
História reveste potencialidades a aproveitar. Por conseguinte, o conceito de desenvolvimento histórico presente em autores como Bertell Ollman e E.H. Carr é passível de fornecer importantes fundações para uma articulação entre as duas disciplinas científicas mencionadas.
Palavras-chave: “desenvolvimento histórico; interdisciplinaridade; Sociologia”
NÚMERO DE SÉRIE:
769
O conceito de desenvolvimento histórico e sua aplicabilidade heurística na
Sociologia
Introdução: os pilares estruturantes das Ciências Sociais
As Ciências Sociais edificaram os seus vários campos teóricos a partir de dois pressupostoschave: 1) a ruptura com o senso comum; e 2) a unidade do social. A sua análise tem sido alvo de intensa problematização no quadro da Sociologia portuguesa, pelo que se preferirá realizar uma breve digressão em torno destes dois domínios.
Relativamente ao primeiro tópico, refira-se que o seu ponto de partida ancora-se no postulado clássico de Durkheim «é, pois, na natureza da própria sociedade que deve procurar-se a explicação da vida social» (Durkheim, 2001: 128). Por conseguinte, os exercícios de prospecção da vida social devem obedecer a procedimentos metodológicos, técnicos e teóricos que se efectivem tendo por base o estudo da própria realidade social.
Adjacente a este enunciado, a ruptura com o senso comum concretiza-se por intermédio da
«contestação decisória e metódica das aparências» (Bourdieu et