quantificacao de dna e proteinas
MÉTODOS DE QUANTIFICAÇÃO DE ACIDOS NUCLEICOS E PROTEINAS
CAMILA CAROLINE DA SILVA SOZINHO (BM1MA)
BELÉM – PARÁ 2014
O DNA é a biomolécula que possui toda a informação genética de qualquer individuo permitindo saber o grau de afinidade entre eles. Podemos fazer técnicas de extração e quantificação de DNA, analisando sua estrutura e a organização do seu genoma. No entanto para isso devemos extrair o DNA intacto para não quebrar as ligações, pois e nelas que contem as informações genéticas.
Qualquer que seja a técnica utilizada para a extração é exigido o DNA de boa qualidade, quantificação e conservação. Para conseguir estuda-lo precisa removê-lo do núcleo da célula.
A extração do DNA se baseia em quatro etapas básicas que são: lise das membranas lipídicas, purificação do DNA, precipitação do DNA, e reidratação do DNA.
Técnicas de hibridização partem do principio que duas fitas de ácidos nucleicos com sequências complementares tendem a formar uma dupla fita. Com isso para detectarmos um DNA ou RNA com determinada sequência, imobilizamos uma mistura complexa por exemplo,(o genoma de uma célula) estas em um suporte solido e depois
Utilizamos DNA fita simples, cuja sequencia é complementar aquela que desejamos detectar, marcado com um isótopo radioativo ou molécula fluorescente.
-Southern-blot- o conjunto de ácidos nucleicos analisados é de DNA
-Northern-blot- o conjunto ácidos nucleicos analisados é de RNA
Quantificações de ácidos nucleicos via PCR
O PCR amplificado de varias amostras é proporcional a quantidade de acido nucleico que tem presente na amostra então pode usar o PCR para quantificar as