Qualifica sus
Com base no caso apresentado nesta Parte II e nas discussões do capítulo, identifique os principais desafios associados à descentralização e à organização territorial dos serviços de saúde.
2. Agora, considerando a discussão realizada no Capítulo 5, analise os desafios que você selecionou e aponte as contribuições para enfrentá-los.
3. Tente aplicar a análise realizada na questão anterior à realidade de seu município e faça um diagnóstico dos principais desafios a serem enfrentados, buscando contemplar os seguintes tópicos:
a) relação do município com os municípios vizinhos, no que diz respeito aos acordos e pactos estabelecidos;
b) relação do município com o estado, no que diz respeito aos acordos e pactos estabelecidos;
c) regras e fluxos definidos para encaminhamento dos pacientes;
d) existência de protocolos gerenciais e clínicos;
e) educação permanente e cursos de capacitação dos profissionais.
4. Após esse diagnóstico, sistematize um conjunto de proposições e/ou sugestões para contribuir na organização do sistema de saúde local.
Seguindo a discussão da Parte II, no capitulo 5, como se configura uma rede regionalizada e hierarquizada, levando em conta o caso Ana onde ela residia em um município pequeno, que organiza-se por meio da regionalização, que recebia suporte de alguns serviços especializados de regiões maiores. Percebemos o que foi explicito nesta situação, é que o sistema de regulação estava falho, e que a falta de um centro organizador, gerenciando a bases hospitalares, vagas, médicos atuantes, e burocracias desnecessárias gerou danos físicos, psicológicos e financeiros. Observamos que os serviços por onde Dona Ana passou, não havia um entrelaçamento, uma conexão, uma comunicação, não funcionando como uma rede, seu município sabia que não conseguiria dar toda a assistência, quando se tratava de um olhar especializado, buscando a descentralização dos serviços, necessitando de suporte de unidades de maior e/ou