Vegetação e biomas
Antes de começarmos a estudar as grandes paisagens naturais da terra, os biomas, é necessário termos em mente que:
- A vegetação é influenciada pelo clima.
Palavras comuns: Herbáceas (dão origem às ervas, ex: orégano), caducifólias (perdem todas as suas folhas no outono), xerófilas (plantas que suportam a aridez e escassez de água), cactáceas (cactos), perenes (mantém as suas folhas durante o ano), latifoliadas (folhas grandes).
Biomas mundiais → Tundra: Vegetação formada basicamente por musgos e liquens. Só aparece no solo das regiões frias quando ocorre o degelo. É uma vegetação rasteira. Localiza-se principalmente no extremo norte do hemisfério norte (Canadá, Alaska, Rússia, Groenlândia, etc.). → Vegetação de Montanha: Ocorre principalmente nos planaltos de grandes altitudes (cordilheira = vegetação de montanha). Tem pouca vegetação e é constituída por herbáceas.
→ Floresta de Coníferas/Taiga/Floresta Boreal: tem poucas espécies, as árvores tem forma de cone (ex: pinheiro, abeto). É uma floresta ameaçada principalmente pela chuva ácida e pela exploração de empresas produtoras de papel. Localiza-se em locais onde o clima é frio ou polar.
→ Vegetação Mediterrânea: ocorre na costa do mar Mediterrânea. A vegetação típica é o maqui, árvores pequenas (oliveiras e sobreiros), moitas e arbustos.
→ Floresta temperada: é uma floresta caducifólia. Árvores espaçadas com solo recoberto de gramíneas. Localizam-se principalmente nas regiões entre o trópico de câncer e o círculo polar ártico (hemisfério norte).
→ Desertos: ocorre em locais onde o clima é desértico/semiárido. A vegetação é xerófila, cactácea e arbustiva. Pode ter ocorrência de oásis.
→ Floresta tropical: localizam-se em regiões perto da linha do equador. O clima pode ser tropical ou equatorial. Tem folhas perenes e largas (folhas latifoliadas). A floresta é de grande porte e densa.
→ Estepe: recebe nomes diferentes dependendo da região. Pradaria (EUA e