qualidades fisicas
• FORÇA:
A força como qualidade física origina o fenômeno da concentração muscular espontânea e intencional.
Ao longo do desenvolvimento humano a partir do crescimento e desenvolvimento motor a força física evolui chegando ao seu ápice na idade adulta e com o processo de envelhecimento a partir dos 36 anos de idade a força muscular localizada vai reduzindo gradativamente
A força como qualidade física aplicada ao esporte é largamente necessária em esportes que exigem explosão muscular, exige baixo consumo de oxigênio em um curto período de tempo, como exemplos: corrida de 100 m rasos no atletismo, na ginástica rítmica, nos arremessos e entre outros.
• FLEXIBILIDADE:
Pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É dependente da elasticidade muscular e da mobilidade articular.
Como qualidade física está relacionada com a capacidade de realizar movimentos a partir de amplitude articular máxima dos membros superiores, inferiores e tronco.
Nas atividades esportivas a flexibilidade é fundamental nos gestos esportivos do chute, passe e cabeceio (futsal), nos arremessos, dribles e demais gestos esportivos do handball, basquete e vôlei, assim como na ginástica rítmica e no tênis de mesa.
• RESISTÊNCIA:
É a capacidade do corpo de desenvolver movimentos globais ou localizados em períodos longos de tempo. Em nível muscular, a resistência está diretamente relacionada ao consumo de oxigênio, a absolvição de acido lacto, e a grande concentração de mitocôndrias.
A resistência como qualidade física aplicada ao esporte nas modalidades coletivas é fundamental para manter o atleta atuando por longos períodos em alto nível, assim como em atividades esportivas individuais como maratonas, 400 e 800 m rasos e maratonas aquáticas. Desta forma tornando-se fundamental para o sucesso de todo atleta de alto nível.
• AGILIDADE:
Habilidade que se tem para mover o corpo no espaço. Habilidade do corpo