Qualidade física de base
Qualidades físicas ou capacidades físicas são consideradas todos os atributos físicos que podem ser treinados em um organismo humano.
Segundo o professor Edson Nascimento, professor do município de Hortolândia, "são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza)".
Também há a divisão das qualidades físicas entre qualidades primárias e centrais. As primárias dependem basicamente do sistema musculoesquelético.
Possuem um componente genético, como a velocidade (de reação, deslocamento e dos membros), força (dinâmica, estática e explosiva), resistência (aeróbica, anaeróbica ou muscular localizada), flexibilidade e agilidade.
Entre as qualidades físicas centrais estão a coordenação motora, o ritmo, a descontração, que é a qualidade física compreendida como um fenômeno neuromuscular resultante de uma redução de tensão na musculatura esquelética e o equilíbrio, que pode ser dinâmico, estático ou recuperado.
É possível encontrar outras classificações e também um aprofundamento maior sobre cada um dos temas, mas é interessante entender o que essas qualidades físicas representam e como devem ser encaradas.
Qualidades físicas nas atividades cotidianas
Atualmente as pessoas recebem através da mídia, propostas milagrosas para a obtenção de corpos perfeitos, passando-se a sensação de que se pode obter este corpo de forma natural.
Para (BANKOFF, 2002) a busca incessante de um modelo ideal de corpo tem sido algo estressante. Percebese a procura pela saúde, bem estar físico e psicológico, como citado por (SEGRE & FERRAZ, 2005) seguindo uma proposta do sentimento subjetivo do ser humano.
Desta forma, desenvolveu-se um trabalho onde foram propostas aulas com atividade física para pais e professores do Colégio Pentágono (Unidade Alphaville). Este trabalho se justifica na idéia