economia
Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:
Política monetária ativa: o Bacen controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.
Política monetária passiva: o Bacen visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica endogenamente determinada.
Os instrumentos da política monetária são visto como um conjunto de ações que autoridades econômicas usam para controlar a oferta da moeda e a taxa de juros.
Cabe ao Banco Central, emitir moedas, ser o guardião das reservas bancárias, promover empréstimos de liquidez aos bancos comerciais, realizar operações de mercado aberto e o fazer o controle seletivo de crédito.
Os instrumentos de Política Monetária são:
Recolhimento compulsório
Redesconto bancário
Operações com títulos públicos
Controle e seleção de crédito
Persuasão moral
A taxa de juros é, sem dúvida, um dos principais instrumentos da economia, ela é capaz de afetar decisões de consumo dos indivíduos e de investimentos, a magnitude do déficit público, entre outras variáveis. Além de afetar também o fluxo de recursos externos para a economia e o valor da taxa de câmbio, e com isso a competitividade de produtos do país.
A taxa de juros corresponde ao custo de um empréstimo ou ao retorno de uma aplicação num determinado período de tempo,