Qualidade de vida
O mercado coorporativo atual exige que os gerentes das organizações estejam aptos a conduzir não só os recursos materiais, financeiros e tecnológicos, mas também os recursos humanos que tem se destacado como fator determinante no processo de desenvolvimento de qualquer empresa.
Os investimentos em saúde e bem estar geral dos funcionários crescem demasiadamente nas organizações. Neste sentido o termo Qualidade de Vida no Trabalho (QTV) vem sendo difundindo junto às organizações de forma a se tornar fator determinante no desempenho dos serviços prestados.
A dinâmica do dia faz com que as pessoas se dediquem excessivamente ao seu trabalho, uma vez que se passa a maior parte do dia, cerca de oito horas, no ambiente organizacional. Desta forma outras atividades que deveriam fazer parte da rotina das pessoas acabam ficando em segundo plano, como, cuidado com a família, lazer, saúde entre outros.
O tema QVT pode ser considerado multidisciplinar e apesar de novo na literatura organizacional é fundamental para os trabalhadores que atuam nas organizações.
A proposta desde projeto é identificar a percepção de um grupo de trabalhadores em relação ao nível de qualidade de vida no trabalho proporcionado pela empresa. Para tanto se terá como objeto de estudo os motoristas carreteiros que trabalham na Transportadora ABC atuante no ramo de distribuição de bebidas.
Será realizada uma pesquisa junto aos motoristas para identificar o nível de satisfação em relação a qualidade de vida que possuem em seu ambiente de trabalho.
Segundo Fernandes (1996,p.15) mensurar os níveis de satisfação dos empregados sobre suas condições de trabalho é uma questão-chave para o sucesso empresarial.
“De um modo geral, podemos dizer que as organizações funcionam sob forte stress e, de uma forma ou de outra, transmitem esse clima para seus empregados, consultores, parceiros, terceiros que com elas colaboram, etc. Propor alternativas que elevem a