Finanças publicas
Um líder, alem de executar suas funções e cumprir com as metas traçadas, ainda desenvolve as pessoas que estão ao seu lado nesse processo. O líder é um modelo sob todos os aspectos: social, espiritual e profissional. Seus atributos mais valiosos são integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas idéias, desde que não agrida pessoas, coesão, saber como aprender com as experiências e busca constante pela melhoria na comunicação interpessoal. Um líder gera junto ao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo gerando resultados superiores, pois sabe proporcionar um clima aberto e seguro para que as pessoas troquem idéias e experiências.
O líder do futuro não diz como fazer, ele sabe como perguntar. Desenvolve as pessoas com as quais trabalha, desenvolve habilidades para criar a sinergia de equipes, desenvolve capacidade para delegar responsabilidade e autoridade, e, acima de tudo, desenvolve métodos pelos quais as pessoas recebem sobre seu desempenho, tanto em termos profissionais-financeiros como em termos comportamentais (é o feedback).
Profundamente voltado para o aprendizado, o verdadeiro líder acredita em si mesmo, sem deixar de ser humilde, gosta do que faz e é voltado para o como ser/como desenvolver qualidade, caráter, mentalidade, valores, princípios e coragem. O líder do futuro é espontâneo, aprendeu a conhecer seus sentimentos e emoções e não tem receio de demonstrá-los, porem não o faz descontroladamente.
Também são características do novo líder, conhecer profundamente a empresa, promover altos níveis de lealdade com a organização e estimular o comportamento ético, alem de comunicar-se de forma