Qualidade de Vida
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 2º Período
Praticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia I
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Artigo apresentado como requisito parcial para aprovação em A2 na disciplina de Praticas Investigativas da Escola Superior de Gestão e Tecnologia I da UCB.
Rio de Janeiro, nov. 2012
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO
4
1.1
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
5
1.2
HIPÓTESE
5
1.3
OBJETIVOS
5
1.3.1
OBJETIVO GERAL
5
1.3.2
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
6
2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
7
3
CONCLUSÃO
10
1. INTRODUÇÃO
A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um assunto que tem sido discutido e investigado nos últimos anos. Observa-se que à medida que as organizações crescem se tornam mais complexas, também se torna mais complexo os aspectos do ambiente dessas organizações.
Porém, quando essas organizações são criadas e começam a funcionar, também começam a enfrentar problemas e situações de maior complexidade. Constata-se no cotidiano das organizações que a improvisação e o imediatismo tem sido o modelo do comportamento organizacional.
Neste sentido, a ausência quase total de planejamento tem provocado problemas, com efeito negativo para os seus empregados, com um agravante: geração de insatisfação com os aspectos do ambiente do trabalho, levando assim a uma baixa qualidade de vida no trabalho.
Chiavenato (1999) nos diz que o termo qualidade de vida no trabalho – QVT – foi cunhado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos [...], o conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.
1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Todas as empresas precisam de funcionários qualificados, empenhados e, acima de tudo, motivados. Vários fatores contribuem para essa motivação: