Qualidade de Vida
( FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA )
Betânia B. Ferreira de Oliveira
Profª. Alice Brum Martins Mathias
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG0095) – Trabalho de Graduação
01/10/14
1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO ( QVT )
Qualidade de Vida no Trabalho pode ser definido pelo estágio que o colaborador pode satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais através do seu trabalho dentro da organização, proporcionando o bem estar de ambos os envolvidos.
Para Idalberto Chiavenato (2004, p.448):
O termo Qualidade de Vida no Trabalho ( QVT ) foi cunhado por Louis Davis, na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem – estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.
Qualidade de vida no Trabalho é um diferencial das empresas que buscam o constante crescimento e reconhecimento no mercado, pois devido a sua utilização é possível ter uma equipe de qualidade, onde unidos e comprometidos possam trazer melhores resultados a empresa.
Nos dias de hoje é necessário que as empresas estejam se atualizando e praticando as inovações de mercado, dando melhores condições aos seus funcionários, pois só assim terá o apoio e suporte na busca por melhores oportunidades de negócio e crescimento, levando em consideração que a constante atualização é a alma do negócio para alcançar o sucesso.
Segundo Idalberto Chiavenato (2009) a QVT não são apenas as condições físicas de trabalho que importam. É preciso algo mais. As condições sociais e psicológicas também fazem parte do ambiente de trabalho. Pesquisas recentes demonstram que, para alcançar qualidade e produtividade, as organizações precisam ser dotadas de pessoas participantes e motivadas nos trabalhos que executam e recompensadas adequadamente por sua contribuição. Assim, a competitividade organizacional passa obrigatoriamente pela