qualidade de vida
Podemos afirmar que, a qualidade de vida no trabalho esta relacionada com o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal do trabalhador, mas sempre buscando uma forma de favorecê-lo.
(RODRIGUES; VASCOCENLOS, 2001) Afirmam que as empresas ou outros afins, sempre tentam proporcionar uma forma de bem estar para os seus servidores durante o período que estão prestando serviço.
(FERNANDES; GUTIERREZ, 1998, p.34) “A qualidade de vida no trabalho é afetada ainda, por questões comportamentais que dizem respeito às necessidades humanas e os tipos de comportamentos individuais no ambiente de trabalho”.
Conforme citado a qualidade de vida no trabalho, está em atender todas as necessidades básicas de seus funcionários.
(MERCANTIL, 1998, p.42) “Qualidade de vida é a busca contínua da melhoria dos processos de trabalho, os quais precisam ser construídos não só para incorporar novas tecnologias como para aproveitar o potencial humano, individual e em equipe”.
A qualidade consiste na forma em que cada empresa busca auxiliar seu servidor, para o melhor funcionamento de sua empresa, investindo em novas tecnologias como exemplo.
A qualidade de vida do trabalho: Contradição
(UNOCHAPECO, 2006) A expressão ‘Qualidade de vida no trabalho’ atualmente passou a ser adotada de forma contraditória, confusa, equivocada e simplista.
A qualidade de vida no trabalho não é algo presente em nossa sociedade, de forma que muitos operários trabalham longas horas tendo direito a somente 1 hora de almoço, e pelo menos 1 folga por mês. E em plena jornada de trabalho é impossível o trabalhador obter lazer.
(DEJOURS, 2005) Afirma que nas pesquisas sobre as condições de vida no trabalho são ‘deliberadamente’ deixando a margem a própria vida mental do trabalhador.
Como dito à cima, muitos trabalhadores estão sobrecarregados em seu serviço e não obtém nenhum acompanhamento, até que a situação do mesmo se agrave.
(BEERBOHM, 1872-1856) Nenhum