bilinguismo
Prof. Marília Igna Nogueira Carneiro
Turma de Libras
Data: 13-07-2013
Arapongas.
Aspectos Linguísticos
São cinco unidades mínimas que constituem cada sinal em Libras. Eles também são chamados de parâmetros: a configuração de mãos (é o ponto de partida do sinal, é a forma das mãos); o ponto de articulação (que é onde o sinal é feito – cabeça, tronco, braços, neutro); movimento (dos dedos, das mãos, do pulso, do braço); a orientação das mãos (para onde a palma da mão está virada) e componentes não manuais (expressões faciais e corporais).
Configuração de mãos (CM): é um dos parâmetros gramaticais da língua de sinais, são as formas feitas pelas duas mãos ou pela mão predominante do emissor de Libras.
Ponto de articulação: para podermos fazer o sinal ele tem que se localizar em algum lugar, podendo ser no braço, tronco, cabeça, espaço neutro.
Movimento: ele torna a Libras dinâmica, existem sinais que não possuem movimento. Os movimentos são classificados quanto ao tipo: circular, semi-circular, helicoidal, retilíneo, sinuoso e angular. E quanto à direção: unidirecional, bidirecional e multidirecional.
Orientação das Mãos: é para onde a palma da mão está virada: pode ser para cima, para baixo, para frente, para o corpo, para a direita e para a esquerda.
Expressão Facial
Variações Linguísticas O multiculturalismo influenciou a Libras como no Português.
Características da Libras
1) Tipos de frases
Afirmativa: sobrancelhas e rostos neutros;
Negativa: sobrancelhas franzidas e o rosto balança de lado a lado sinalizando não;
Exclamativa: sobrancelhas levantadas e boca um pouco aberta;
Interrogativa: sobrancelhas levantadas e cabeça balançando levemente para cima e para baixo.
Imperativa: sobrancelhas franzidas e o rosto apresenta-se como bravo.
2) Tipos de negação
Somente acrescentando o sinal NÃO.
3) Flexão de