Qualidade de vida
Introdução
A composição corporal é considerada um componente da aptidão física relacionada à saúde por diversos autores, devido às relações existentes entre a quantidade e a distribuição da gordura corporal com alterações no nível de aptidão física e no estado de saúde das pessoas. Reduzir a quantidade de gordura e/ou aumentar a quantidade de massa muscular estão entre os anseios de grande parte dos praticantes de exercícios físicos. Esta preocupação pode ser notada não somente do ponto de vista estético, mas também de qualidade de vida dos indivíduos, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônico-degenerativas.
Desenvolvimento
As porcentagens de gordura de um corpo saudável são inferiores a 15% para os homens e a 23% para as mulheres.
O peso corporal pode ser dividido em peso gordo e peso magro. Peso Magro é constituído pelos músculos, pelos ossos e pela água, já a porcentagem de gordura é a quantidade do peso total representada pela gordura e é o índice preferido para avaliar a composição corporal de uma pessoa.
A obesidade está totalmente ligada á composição corporal e esse problema pode ser enfrentado com a mensuração da gordura corporal ou de sua monitoração, para melhor conduzir todos os fatores relacionados.
Existem alguns métodos para avaliar a composição corporal, alguns bem conhecidos pela sociedade e outros um pouco restritos aos profissionais da área da saúde. Os métodos utilizados para avaliar a composição corporal estão divididos em 2 procedimentos:
Avaliações Diretas(que não podem ser feitas em vivo), um exemplo à análise por dissecação física e análise química;
Avaliações Indiretaspode ser a pesagem hidrostática, imagem por ressonância magnética e absorcimetria com Raio-X de energia dupla (Dexa), bioimpendância e métodos antropométricos, que são muito utilizados em academias, que consistem em medidas de massa, estatura, circunferências musculares,