Qualidade de vida no trabalho
No início dos século xx surgiram as primeiras preocupações científicas sobre a influência das condições físicas do local de trabalho na produtividade industrial, e o primeiro experimento aconteceu entre 1924 e 1927, na Western Eletric Company.pois a empresa mostrou-se estar preocupados com o bem estar dos empregados, mantendo um alto nível de salários, boas condições de trabalho e até mesmo lançando mão de todos os métodos,para bem adaptar os funcionários as suas funções.
Eles procuravam ser progressista, com planos de pensões, benefícios no caso de doenças e numerosas facilidades recreacionais, apesar disso, havia muitas queixas e insatisfações entre os empregados. Pois a satisfação de uma necessidade é induzida pelo comportamento individual, que serve como apoio para explicar as reações das pessoas às diversas forças motivacionais. Os fatores motivacionais compreendem: -realização -reconhecimento -o próprio trabalho -responsabilidade -progresso do desenvolvimento.
A qualidade de vida no trabalho , com a evolução do pensamento administrativo com melhorias na execução de suas tarefas foram criando um agradável crescimento no mercado, envolvendo pessoas, trabalho e empresas segundo a eficácia organizacional e soluções para a satisfação do clima empresarial. Obtendo então, como resultado a motivação com finalidade de capacitar os profissionais para um melhor desempenho da companhia. A Auto Realização Humana, é um conjunto entre o ótimo desempenho do colaborador e as condições de trabalho dentro da organização, tais como:
Renda capaz de satisfazer às expectativas pessoais e sociais.
Orgulho pelo Trabalho realizado.
Vida Emocional Satisfatória.
Auto Estima.
Imagem da Empresa/junto a opinião pública.
Equíbrio entre trabalho e lazer.
Horários e condições de trabalho sensatos.
Oportunidade e perspectiva de carreira.
Possibilidade de