Estudando a catalise
Para o experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
• Tubos de ensaio; placa de Petri; lamparina; algodão; facas; água; materiais biológicos (carne, fígado, folha e batata); estante de tubos de ensaio; bastão de vidro; fósforos; funil; almofariz e pistilo; peróxido de hidrogênio (água oxigenada, H2O2); estilete.
Dito isto, é necessária a observação inicial de que a interação física entre materiais biológicos (como por exemplo, o contato direto entre materiais, ou o contato indireto – mãos sujas e/ou utensílios com o material biológico) pode interferir na confiabilidade dos resultados. Sendo assim, é crucial que sempre se lavem as mãos e os utensílios, a cada vez que se muda o material de trabalho.
Após a verificação da disponibilidade de material e da isenção biológica dos mesmos (verificação da limpeza de materiais), foi seguida a seguinte ordem cronológica de procedimentos:
• Corte do material biológico: a carne e o fígado foram cortados em três partes iguais e os demais, folha e batata, em apenas duas.
• Atividade com material inteiro: de cada material cortado, foi utilizada apenas uma amostra. Cada uma das amostras foi posta em um tubo de ensaio diferente. A seguir, adicionaram-se 2 ml de peróxido de hidrogênio em cada tubo.
• Atividade com material picado: nesta atividade, o procedimento anterior se repete, trocando-se apenas o material inteiro por picado.
• Atividade com material submetido ao calor: a amostra restante de carne (estando inteira) foi levada à chama de uma lamparina espetada em um estilete, até ficar bem assada. No tubo de ensaio, ao pedaço assado, foram adicionados 2 ml de peróxido de hidrogênio.
• Atividade com filtrado de material macerado: a parte restante do fígado foi colocada em um almofariz com água a macerada com um pistilo até a obtenção de material homogêneo. Este material foi colocado em um funil com algodão e filtrado dentro de