Tecnologia no ambiente de trabalho contabil
Durante muito tempo a Contabilidade tornou-se estagnada devido à carência de troca de informações, o que está mudando através do estabelecimento da tecnologia da informação aplicada à Contabilidade, facilitando a troca de comunicações e modernizando todo o sistema.
Com o uso da Internet é possível monitorar escritórios virtuais, que poderão trocar informações e dados com "empresas inteligentes", auxiliando na montagem do Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Balancete de Verificação, entre outros relatórios contábeis, facilitando e agilizando toda a Contabilidade, tida como monótona, atrasada e difícil.
Depois da revolução industrial, o homem vive a revolução do conhecimento e da informação. A integração dos computadores, da internet e das telecomunicações no cotidiano marca uma nova era da informação. Num mundo globalizado, as inovações tecnológicas são constantes, provocando o avanço no desenvolvimento das atividades organizacionais. "A tecnologia deixa de ter um papel meramente operacional e passa a ser um recurso estratégico no negócio. Nesse sentido, os desafios para a contabilidade são consideráveis, desde a necessidade de incorporação das novas tecnologias até a compreensão dos seus efeitos sobre a evolução do patrimônio. Uma aliança estratégica entre a contabilidade e as novas tecnologias de informação proporcionarão as organizações condições mais seguras para tomarem decisões estratégicas proativamente".(PAIVA, 2002:75).
A utilidade do microcomputador é de suma importância, pois possibilita que a empresa tome decisões ágeis e prossiga com um bom planejamento para o futuro. O contador precisa estar consciente das inovações tecnológicas, incorporando-as nos procedimentos contábeis básicos e também em situações que exigem uma análise contábil mais apurada e complexa.
Muitos são os benefícios trazidos pela tecnologia da informação, possibilitando ao contador alcançar informações