As implicações da tecnologia
AS IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PROFISSÃO CONTÁBIL
Belo Horizonte – MG
2007
FABRAI – Faculdade Brasileira de Ciências Humanas e Sociais
Curso de Contabilidade e Gestão de Negócios
Elaine Aparecida da Silva
AS IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PROFISSÃO CONTÁBIL
Trabalho apresentado para a conclusão de pós graduação em Contabilidade e Gestão de Negócios na Faculdade Fabrai – Faculdade Brasileira de Ciências Exatas, Humanas e Sociais.
Orientador: Luis Rabello
Belo Horizonte – MG
2007
SUMÁRIO
Resumo 4
1 – Introdução 5
2 – A Informação 6
3 – O Processo da Comunicação 7
4 – A Comunicação Contábil 13
5 – A Revolução da Tecnologia da Informação 17
6 – A Tecnologia da informação e o profissional contábil 27
7 – Conclusão 29
8 – Bibliografia 30
RESUMO
A informação contábil tem sido objeto de diversos estudos, com a finalidade de diminuir as distorções de entendimento causadas pela má qualidade da comunicação entre contador e usuários. A quantidade de informações divulgada, às vezes em excesso, ou insuficientes, a falta de capacidade de entendimento por parte dos usuários, dificultam o processo de comunicação.
Também é considerada como um conjunto de dados úteis e organizados, que auxilia na gestão da empresa, no caso de desvios retira o caráter tendencioso e subjetivo da informação e confirma a idéia de que poderá ou não servir como instrumento modificador de opinião.
A informação exerce um poder de separação e modificador de realidades bastante significantes, pois capacidade de obtê-la com tempestividade, clareza e confiabilidade pode fortalecer e gerar oportunidades para as organizações em um ambiente competitivo. No cenário em que se apresentam as organizações, configura-se um crescente e salutar estreitamento de relações