Qualidade de vida no trabalho
Auto realização humana
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração com Linha de Formação em Marketing (MKT12) – Filosofia
14/11/2012
RESUMO
A qualidade de vida no trabalho proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho,com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários. Com a necessidade das empresas se tornarem mais competitivas no mercado veio à busca incessante da qualidade total. A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho nas organizações. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, feedback, entre outros.
Palavras chave: Qualidade de vida no trabalho, Auto-realização humana, Competitividade organizacional. 1 INTRODUÇÃO
O cenário atual do mercado e o crescimento da globalização fazem emergir nas empresas a necessidade da valorização do capital humano para garantir produção e competitividade.
Neste contexto a qualidade de vida no trabalho constitui-se na peça chave do desenvolvimento humano e profissional, pois é nas organizações que o indivíduo, trabalhador, encontra seu sucesso ou sua frustração, situações estas que interferem diretamente no seu bem estar psicossocial, assim como no seu rendimento e desempenho profissional.
As instituições devem estar atentas e planejar criteriosamente mecanismos que proporcionem ao trabalhador melhor desempenho e rentabilidade, ou seja, condições de trabalho e esperança de uma vida melhor.
Em busca de segurança no mercado