Qualidade de vida no trabalho
O trabalho tem como objetivo identificar qual a influência e quais o métodos utilizados em determinadas empresas para medição da qualidade de vida dos funcionários no trabalho, além de conceituar o termo por meio de análise de teorias e artigos acadêmicos. 2. Introdução
Ao decorrer do avanço tecnológico da humanidade, fica cada dia mais árduo o esforço empreendido pelas empresas para sua sobrevivência, assim como, consequentemente, tem sido cada vez maior a cobrança despendida ao trabalhador moderno. Apesar do constante aperfeiçoamento das ferramentas de gestão, as ferramentas para melhoria na condição de vida do trabalhador ainda não excedem expectativas.
3. Artigos
4.1 Qualidade de vida no trabalho: evolução e análise no nível gerencial / Quality of life in the work: evolution and analysis at managenal level.
Abordagem dos problemas comportamentais da organização com base nas necessidades do trabalhador e no novo contexto organizacional. Analisa as relações homem X trabalho quanto às condições de vida no trabalho e expectativas dos trabalhadores, desde as primeiras manifestações ocorridas no século XVII até as modernas teorias comportamentais. O gerente é estudado através dos conceitos clássicos e sua evolução, bem como em função de seus papéis e dos conflitos decorrentes destes. Finaliza com a apresentação de uma metodologia e das conclusões sobre pesquisa realizada no nível gerencial brasileiro.
Autor: Rodrigues, Marcus Vinícius Carvalho.
Fonte: Petrópolis; Vozes; 1994. 206 p. tab., ilus.
4.2 Mudando a gestão da qualidade de vida no trabalho / Changing quality of work life management
O objetivo deste trabalho é analisar uma experiência sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) ocorrida no âmbito da Empresa X. O enfoque utilizado busca a integração entre a pesquisa (diagnóstico com fundamentos científicos) e a intervenção nas organizações. Ele é resultado de diálogo interdisciplinar entre as abordagens