Rochas
Metamorfismo: Meta = Mudança; Morpho = Forma
Tempo: Outro fator importante no metamorfismo é o tempo, o que nem sempre é fácil de compreender. Muitas rochas metamórficas são compostas por minerais silicatos, e os compostos silicatos são caracterizados pela sua lenta taxa de reação química. Recentemente, o estudo de granadas revelou que a sua taxa de crescimento foi de 1,4 milímetros por milhão de anos.
Os agentes responsáveis pelo metamorfismo são: temperatura, pressão e fluidos.
Principais rochas metamórficas são: quartzito, mármore, filito, micaxisto, cloritaxista, anfibólio-xisto e gnaisse e etc.
Quartzito: É uma rocha derivada de metamorfismo do arenito. Os grãos de quartzo da constituição original iniciam um crescimento na superfície, invadindo os interstícios, forma-se uma textura granular imbricada. A variedade flexível de quartzito é chamada itacolomita. Rochas de grande ocorrência no Brasil e que provem do metamorfismo dos arenitos
Arenito: São muito empregadas em construções.
Itabirito: É uma variedade de quartzito que possui, além de quartzo, grande quantidade de homatia, às vezes lamelar. Rocha de transformação de sedimentos ferruginosos.
Mármore: Provém do calcário ou do dolomito. Os grãos microscópios de calcita recristalizam-se, formando cristais macroscópicos, apresentando uma aparência sacaroide, a cor é bastante variável,