Qualidade de vida no trabalho
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
TAGUATINGA – DF
2012
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Resumo crítico apresentado como avaliação do rendimento escolar à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, do curso de Bacharelado em Administração, da Faculdade Jesus Maria José, ministrada pelo professor Especialista Ederson Oliveira.
TAGUATINGA - DF
2012
RESUMO
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda, 1999.
Idalberto Chiavenato é um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de administração de empresas e de recursos humanos. É graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP, em Direito pela Universidade Mackenzie e pós graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. É mestre (MBA) e Doutor (PhD) em Administração pela City University of Los Angeles, Califórnia, EUA. Foi professor da EAESP-FGV e de várias universidades no exterior, e consultor de empresas. Sua extensa bibliografia abrange mais de 20 livros de grande destaque no mercado, além de uma infinidade de artigos em revistas especializadas. Recebeu vários prêmios e distinções (como o título de Doutor Honoris Causa) pela sua atuação na área de administração geral e recursos humanos.
Louis Davis criou o termo qualidade de vida no trabalho (QVT) em 1970, preocupando-se com o bem estar e saúde dos empregados no cumprimento de suas tarefas. Na atualidade, o conceito de QVT enquadra aspectos físicos, ambientais e psicológicos, além de ser a ligação da revindicação dos direitos dos trabalhadores com o interesse das empresas relacionados a produtividade e qualidade. A QVT mede a satisfação dos empregados com a empresa, pois é um fator fundamental para