Qualidade de Vida no Trabalho
Gestão de Recursos Humanos
Qualidade de Vida no Trabalho
Ricardo Neri
Clayton Luiz Medina
Richard Sakate
Rebeca Longo
Deivid Marques
São Paulo
2013
Qualidade de Vida no Trabalho
Trabalho apresentado como exigência para obtenção do grau de Especialização em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Ibirapuera.
Orientador: Evnes Lira Garrido
São Paulo
2013
RESUMO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Com a nova perspectiva do mundo atual, marcada pela preocupação com o bem-estar físico, mental e espiritual das pessoas, a qualidade de vida dentro e fora do trabalho evidência um novo rumo às relações de trabalho.
As empresas atualmente procuram verificar o grau de satisfação e participação de seus colaboradores nas atividades organizacionais. Como forma de mensurar tais itens a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem auxiliar as organizações trazendo elementos que permitam conhecer o que as pessoas sentem em vários aspectos, tanto internos como externos à organização. A necessidade de estar sempre atenta às novas tendências e necessidades de seus clientes, estes, sempre mais exigentes, faz com que as organizações busquem por qualidade nos seus serviços e produtos oferecidos, o que as levam a cobrar cada vez mais de seus colaboradores resultados satisfatórios, porém a organização deve atender não só as necessidades de seus clientes mais também de seus colaboradores fazendo com que estes se sintam satisfeitos em desenvolver suas atividades, tornando-se peça-chave da organização.
Uma instituição de saúde deve ser vista como qualquer outra organização e nesse ambiente percebemos como os seus colaboradores são cobrados exigindo esforço físico e mental nas suas atividades e consequentemente refletindo na qualidade de vida no trabalho destes. Portanto o objetivo do nosso artigo é analisar a importância da qualidade de vida no trabalho dos profissionais de saúde