Qualidade de vida no trabalho
Introdução
Viemos em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados se torna cada vez maior, isto exige cada vez mais dos trabalhadores, a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração das Empresas, porque afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações. Felizmente estão percebendo a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho, visando assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, capacidade produtiva e seus resultados.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da qualidade de vida no trabalho nas organizações.
Para apresentar o assunto foi feito um estudo com base em pesquisas bibliográficas.
Formulação do problema:
A sociedade percebe que a qualidade de vida e a saúde são ativos importantes, envolvendo dimensões física, intelectual, emocional, profissional, espiritual e social. Práticas inadequadas no ambiente de trabalho geram impacto negativo na saúde física e emocional dos empregados e na saúde financeira das empresas. A baixa motivação, a falta de atenção e a diminuição de produtividade.
Vivemos e trabalhamos numa sociedade do futuro, mas continuamos a usar instrumentos do passado. Felizmente, para algumas empresas inovadoras e conscientes, este cenário de descanso e leitura faz parte da realidade atual, porque é necessário melhorar o desempenho dos funcionários. Sendo a assim a empresa terá um lucro maior.
“As pessoas voltam do cochilo muito mais relaxadas e, assim, produzem satisfatoriamente.” Afirma Luiza Nizoli presidente da empresa de Recursos Humanos Apdata
Formulação da hipótese:
A aplicação dos descansos regulamentares proporciona a redução e eliminação dos acidentes do trabalho e também como a DORT- Doenças Osteomuscular Relacionada ao Trabalho.