administração eclesiástica
1 – Conceituar Administração Eclesiástica.
Administração Eclesiástica é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do pastor no que tange à sua função de líder ou administrador principal da Igreja a que serve.
2 – Quais os objetivos da Administração Eclesiástica?
Capacitar a liderança da Igreja para que atinja os objetivos determinados por Deus, sem esquecer de que a Igreja é, simultaneamente, organismo e organização. É desta parte organizacional que ocupa a Administração Eclesiástica, baseando-se em três aspectos: espiritual, social e econômico, para atender à missão para a qual o Senhor a constituiu.
3 – Mencione três episódios bíblicos onde administração aparece?
• Deus orientou Noé a construir a arca, para salvar-se do Dilúvio (Gn 6.14-21).
• Salomão recebeu do Senhor todos os dados necessários para a construção do primeiro templo e para a organização do seu reinado (2 Cr 3).
• A instituição dos diáconos para solucionar um problema administrativo, a fim de que os apóstolos se dedicassem à oração e ao ministério da Palavra (At 6.1-4).
4 – Qual a diferença entre Igreja Local e Igreja Universal?
A diferença entre a Igreja Local e Universal é que a Igreja Universal é o conjunto de todos os salvos em todas as épocas e lugares, quer os que já estão na Glória quer os que estão sobre a terra, independente de denominação; por outro lado, a Igreja Local representa uma parte pequena da Igreja Universal, e é formada pelo conjunto de salvos por Cristo de um determinado local, cidade, distrito ou município.
5 – No texto de Ex. 18.13-27, descubra e relacione alguns princípios de administração.
v. 13 No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr-do-sol. Observação e inspeção pes-soal
v. 14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde