ADMINISTRAÇÃO ECLESIASTICA
MAURICIO SANTOS ROMEIRO
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
ARACAJU
2015
MAURICIO ROMEIRO
SINTESE DA APOSTILA
ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA
Trabalho apresentado à disciplina ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA do curso Livre em Teologia, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
ARACAJU
2015
Como o titulo deste paper propõe, o material tratará de uma síntese, não de um resumo nem de uma resenha pelo simples motivo de que vou me limitar ao estritamente essencial e me abstenho de emitir qualquer opinião sobre os temas aqui apresentados.
A apostila apresenta uma visão pormenorizada da vida administrativa da igreja como organização, dentro do âmbito da denominação da Igreja do Evangelho Quadrangular.
Os atos administrativos desde a implantação de uma igreja, exigências, sua manutenção e a multiplicação de novas igrejas.
Material essencial para quem aspira o ministério pastoral em uma Igreja do Evangelho Quadrangular.
Conceitos sobre questões tributárias, financeiras e patrimoniais são destrinchadas de forma que o aluno inescapavelmente, se assim desejar, encerrará este curso consciente de suas obrigações e desafios uma vez estando a frente de uma obra local.
Dividida em seis capítulos, percorre os temas essenciais dentro da matéria, iniciando or conceitos gerais sobre administração, sobre administração eclesiástica, aspectos legais sobre tributação, direitos e deveres perante a Constituição brasileira.
Em seguida o Professor Sinésio dos Santos aborda uma visão geral da nossa igreja, explicando os três níveis existentes: Administração Superior, Administração Intermediaria e a administração de Base.
Dentro de uma visão hierárquica, no topo desta “escada” está o Conselho Nacional de Diretores, os membros do CND são escolhidos por voto na reunião da Convenção Nacional por maioria absoluta dos