qualidade de vida no trabalho
UNIPAC UBERLÂNDIA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
UBERLÂNDIA/2014
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS
QUALIDADE DE VDA NO TRABALHO
ALUNOS:
Euler Costa de Lima
Leonardo Rangell Araújo
1. INTRODUÇÃO O QUE É QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?
A qualidade de vida no trabalho (QVT) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades com sua atividade na organização.
Para Chiavenato (2008) qualidade de vida implica criar, manter e melhorar o ambiente de trabalho, seja em condições físicas, higiene e segurança, seja em suas condições psicológicas e sociais. Isso resulta em um ambiente de trabalho agradável e amigável e melho ra substancialmente a qualidade de vida das pessoas na organização.
2. A ORIGEM DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.
O termo de qualidade de vida no trabalho é um termo que começou a ser utilizado nos meados da década de 60 nos Estados Unidos, mas muito antes já se tinha relatos de pessoas e pensadores que se preocupavam com a condição do trabalhador e buscavam contribuir de alguma maneira para facilitar a realização das tarefas, é o caso dos ensinamentos de Euclides de Alexandria, a
300 A.C, que por meio da geometria, facilitou o método de trabalho dos agricultores á margem do Rio Nilo, temos também Arquimedes, a 287 A.C através da “Lei das Alavancas” que veio a contribuir para um menor esforço físico de muitos trabalhadores.
A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa (RODRIGUES, 1994).
3. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), mais do que uma forma de garantir a permanência do ser humano no ambiente de trabalho, é a forma pelo qual se estuda e busca aplicar melhores condições para o