qualidade de vida no trabalho
Características da empresa – empresa pequena que vende diversos tipos de lanches e sucos criando seu próprio cardápio buscando aumentar seus negócios.
Diagnostico – no momento a empresa sofre com um descontentamento dos seus funcionários, pela má condição de trabalho, onde os funcionários ficam muito tempo em pé, sofrendo com dores nas costas e os desvios posturais têm sido considerados um sério problema, pois atingem uma grande parcela da população economicamente ativa, ocasionando incapacitações temporárias ou definitivas para atividades profissionais. Concluiu-se, que a dor nas costas esta relacionado com a má postura, fraqueza muscular, falta de exercícios físicos e que se manter em pé por períodos prolongados. Ação estratégica - Para que esses profissionais não sofram de dores nas costas é necessária uma conscientização corporal, bons hábitos posturais e exercícios físicos.
Objetivo geral - Pode-se motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação, de integração com superiores, com colegas de trabalho, partindo sempre da compreensão das necessidades dos empregados. A gerência ou o líder mais próximo tem a responsabilidade de criar um ambiente onde às pessoas possam se sentir bem. Elas também precisam saber o que a administração espera que eles produzam e de que maneira. A gerência ou líder mais próximo precisa estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas. Somos conscientes de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores.
Metas - Assim, um programa de Qualidade de Vida no Trabalho, deve atingir todos os níveis. A necessidade de tornar a empresa competitiva colocou-nos de frente com a busca pela qualidade, que deixou de ser um diferencial competitivo, para se tornar