Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho – Processo de Gestão Organizacional ou Programa Específico da Área de RH?
Kátia Maria Barbosa
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETIVO
4. METODOLOGIA
Introdução
A sociedade contemporânea vem sofrendo profundas mudanças que impactam significativamente nas relações de trabalho e de produção.
A era da globalização da economia, das inovações tecnológicas ocorrem com tal rapidez que muitas vezes impossibilitam ao trabalhador, o acompanhamento adequado e vem provocando uma preponderante flexibilização dos processos de trabalho, criando novas formas de produção, gestão e consumo da força de trabalho.
Presenciamos um momento de reestruturação produtiva que traz fortes mudanças no mundo do trabalho. As empresas passam por uma revolução na produtividade, exigindo que o ser humano se torne um superprofissional, dada às necessidades de melhor e permanente qualificação profissional.
Da parte do trabalhador, observamos que este é por vezes a variável de ajuste, necessitando se adaptar às transformações do meio para conseguir manter-se no mercado, o que por muitas vezes chega a comprometer sua saúde e o seu bem estar no trabalho.
Trabalha-se em ritmos acelerados sempre buscando acompanhar o movimento das mudanças tecnológicas.
Diante desse cenário, aumentam as doenças profissionais de ordem psico-emocional como estresse, depressão, dependência química, dentre outras.
Os gestores, por sua vez, encontram-se em um contexto no qual não podem mais se limitar ao fator produtividade. Torna-se fundamental para o negócio, considerar as condições de quem