Tcc 2011
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR –
Universidade Norte do Paraná, para a disciplina
GESTÃO DE TERCEIRO SETOR
Orientador pedagógico, Prof. Edna Braun
SUMÁRIO:
04 Introdução
05 Desenvolvimento
07 Conclusão
08 Referências
1 INTRODUÇÃO:
Neste trabalho estaremos voltando nossa atençâo para a instauração do chamado "terceiro setor": panorama histórico. A relação do terceiro setor com a iniciativa pública e privada. As possibilidades e limites de gestão do terceiro setor, pelo serviço social.
2 DESENVOLVIMENTO:
O termo Terceiro Setor, uma tradução da expressão "third sector", ainda causa certo estranhamento na maioria das pessoas ao ser referenciado até mesmo em meio às instituições que, em função de suas características, fazem parte deste setor. Isto por conta de ser ainda um conceito em construção, abrangente e um tanto difuso.
De acordo com Salamon (1998), a dificuldade de conceituação também está relacionada à fragilidade das informações a respeito de reais indicadores oficiais deste setor, da variedade de tratamento em relação aos aspectos jurídicos que estas organizações recebem, além de outras barreiras políticas e ideológicas nos diferentes momentos de nossa história. Queremos apontar aqui as definições de dois estudiosos do Terceiro Setor que nos darão uma maior aproximação do que temos hoje em relação aos conceitos mais utilizados no meio acadêmico no momento: Segundo Salamon (1988, p. 5), o Terceiro Setor:
É uma imponente rede de organizações privadas, autônomas, não voltadas à distribuição de lucros para acionistas e diretores, atendendo propósitos públicos, embora localizada à margem do aparelho formal do Estado... O crescimento do Terceiro Setor decorre de várias pressões, demandas e necessidades advindas das pessoas, como cidadãos, das instituições e até dos próprios governos. Ele reflete um conjunto de mudanças sociais tecnológicas, aliado a